O código do Espanhol (extrato do método YFI)
- You First! Idiomas
- 25 de mar.
- 3 min de leitura
Este post é uma unidade que faz parte do Material Online exclusivo para alunos, mas decidi compartilhá-lo no Blog como um "teaser" do nosso conteúdo e metodologia na prática.
Não se esqueça de deixar um comentário ou pergunta no final. Terei prazer em responder!
-Laura Chasampi
Coordenadora
No método YFI compartilhamos com você o segredo de como desvendar o "El código del español", mas o que isso significa? Bem, você não percebe, mas seu mundo inteiro faz sentido por causa da sua primeira língua e quando você aprende uma nova, você deixa o ponto de vista que tinha sobre a realidade. Isso cria novos caminhos no seu cérebro e processos diferentes da sua primeira língua. Também é meio doloroso e difícil, mas assim como toda vez que você sai da sua zona de conforto, é difícil no começo, mas depois você ganha muito!
Nas sessões, usamos algumas técnicas para você colocar na prática essa lógica, então pense neste post como um “pré-treino” e não importa se você é um aluno avançado ou se você só conhece o básico, o método YFI ajudará você a programar seu cérebro para entender o "El código del español".
Então vamos começar com a teoria...

Ponto 1: não perca tempo aprendendo o que já pode deducir.
Muitas pessoas ficam frustradas por achar que falar espanhol é fácil, e quando tentam não conseguem se comunicar. Mesmo com o espanhol sendo %80 parecido com português, há muita coisa diferente e que deixam a comunicação muito difícil. É por outro lado, existem pessoas que começam um curso tradicional de espanhol só pra ficar entendiados na primeira aula, pois começar com coisas como "Hola", "buen día", "gracias", etc; acaba sendo muito chato para continuar.
No método YFI procuramos que você aprenda logo, e consiga seu objetivo o mais rápido possível, então aproveitamos aquilo que é praticamente igual ao português e focamos no que é diferente. Assim você irá a aprender o que realmente precisa em tempo record.
Ponto 2: a concentração fará a diferença.
Justamente, por ser parecido ao português em 80% se você relaxa, sem você perceber, seu cérebro voltará ao português e terminará falando 100% português. Nas sessões o/a seu coach vai ajudar você em descobrir quais são aquelas palavras que deixam você relaxado/a demais e "viram a chave" de volta. Mas no começo tem que estar muito concentrado/a para permanecer no espanhol. No começo tem que estar muito focado e depois precisa confiar no seu conhecimento e pratica, para não ficar duvidando em qual idioma você está falando.
Ponto 3: a pronúncia pode ser um verdadeiro desafio.
Há sons e combinações de sons que você nunca usou, pelo que na nossa metodologia, a pronúncia das letras é o primeiro que você irá aprender. Precisa pegar com calma e só praticar. Você verá que logo você está falando com um sotaque perfeito.
Ponto 4: Memoriza os "falsos cognatos"
Memorizar não é algo que sempre sugerimos, porque sabemos que muitas vezes é inútil, mas funciona quando você memoriza o menor número possível de pontos, os relaciona de alguma forma (uma ordem, uma numeração, uma história, um grupo) e os utiliza na prática cerca de 3 vezes. Depois disso, será mais fácil de lembrar. E é o que fazemos com os famosos - e às vezes não tão famosos - "falsos cognatos".
Ponto 5: Aprenda os modos de conjugação
Sim, o espanhol compartilha os modos de conjugação indicativo, subjuntivo e imperativo com o português, para indicar a intenção da frase, mas há mais três modos que são exclusivos do espanhol e que ninguém fala... só no YFI você os aprende!
São eles: 1. Modo Padrão, 2. Modo Reflexivo e o 3. Modo Pronominal (Complementar)
Agora você vai entender as diferenças entre "acuerdo y me acuerdo, el me gusta, me duele, me interesa; me queda y me quedo"

Com esses pontos em mente, os alunos aprendem e praticam todos os dias nas sessões, permitindo que falem com mais fluência e confiança do que nunca.
Você já pensou sobre o espanhol assim?




Comentários