IA e o futuro da comunicação
- You First! Idiomas
- 30 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Alguns meses atrás, assisti a um vídeo sobre os fones de ouvido que traduzem em tempo real todos os idiomas do mundo e, claro, meu primeiro pensamento foi que talvez eu esteja investindo na carreira errada... mas depois de um breve silêncio, ri porque sou capaz de prever ainda melhor do que qualquer IA e vou lhe contar meus pensamentos sobre isso.
A IA é melhor para tradução?
Provavelmente sim. Todo mundo já usou o Google Tradutor, por exemplo, e ele está disponível gratuitamente em todos os dispositivos do planeta. Costumava ter alguns erros, mas depois de todos esses anos ficou melhor graças à edição humana, então agora é realmente muito preciso.
A IA e os fones de ouvido disponíveis não são acessíveis para todos (US$ 50 a US$ 200) e, além disso, são recém-nascidos, então ainda não são tão perfeitos, mas serão enormes e melhores nos próximos anos.
Então, devemos simplesmente admitir que somos inúteis e logo ficaremos desempregados?
Bem, a IA está aprendendo conosco e, na verdade, há muitas ofertas de emprego procurando pessoas para ensinar a IA sua língua materna, então, tecnicamente, ela precisa de nós para aprender.

Vamos imaginar que estamos 10 ou 20 anos à frente e a IA dominou tudo. Todo mundo viaja e trabalha com seus fones de ouvido, traduzindo em tempo real e com perfeição sem erros. Cada pessoa na Terra ouve as mesmas poucas palavras por anos. Provavelmente todas as músicas no rádio e todos os roteiros de filmes serão feitos pela IA e provavelmente seremos mais burros até lá, já que temos as máquinas para pensar por nós. Isso me lembra da comédia Idiocracy (https://en.wikipedia.org/wiki/Idiocracy), mas espero que não cheguemos lá.
De qualquer forma, conheço um pouco do nosso cérebro e sei que ele fica entediado com a repetição. Originalidade e realidade nos fazem sentir mais felizes e mais próximos uns dos outros. Então, provavelmente a arte e a comunicação em geral não serão capazes de ser tomadas pela IA por muito tempo, e se isso acontecer, a interação humana e a criatividade serão MUITO lucrativas porque será mais difícil encontrar pessoas com essas habilidades.
É por isso que criei o método YFI focado em comunicação, porque acredito que a capacidade de usar as palavras certas é um superpoder. Se você consegue atrair e persuadir em mais de um idioma, você tem mais oportunidades, independentemente do que você faça ou da realidade futura. Devemos estar preparados para ser mais humanos para sobreviver.
O que você pensa sobre IA e comunicação? A IA pode roubar seu emprego?




Comentários